domingo, 12 de setembro de 2010

Ouro de Tolo

Na noite de sexta pra sábado, estava eu em casa, cheia de dor no corpo, na garganta, na cabeça... Mais uma vez, a amigdalite me pegou ( ela me ama, e é muito possessiva )!! Fiquei pensando no que fazer para passar o tempo, mas não, nem no computador eu conseguiar ficar. O que me restou foi fazer uso da companhia do meu mp4, e me deitar escutando música. Sempre tive um costume de escutar rádio, acho que quase ninguém mais tem esse costume. Isso vem desde minha infância, quando eu já sabia todos os nomes e posições de rádio que existiam! Então fui eu para meu hábito antigo de ficar zapeando entre as rádios pela madrugada, escutando músicas boas que quase estão esquecidas dos anos 70 e 80, e eis que parei na Rádio Globo FM com uma senhora pedindo a música Ouro de Tolo, do Raul Seixas. Eu quase chorei de felicidade quando começou a música... Me lembrei do quanto gosto de Raul Seixas, mas quase nao o ouço, e o quanto essa música sempre me fascinou e me fez dar muitas gargalhadas. Quando criaça, não conseguia escutar essa música sem rir demais: " Iaiaiaauahahauhauhah, com a boca escancarada cheia de dentes, que engraçado rsrs..." Mas a medida que foi crescendo ( mentalmente, porque fisicamente ¬¬... ) fui percebendo a grandiosidade dessa música maravilhosa! O cara simplesmente tem TUDO que qualquer um gostaria de ter para ser feliz, mas ele nao se contenta em ter apenas um apartamento em ipanema, dinheiro, uma familia, e 10% de uso do seu cérebro. Bom, aqui vai a letra da música para que quem não lembra se ou simplesmente não conhece:

Ouro de Tolo Raul Seixas
Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros por mês

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar um Corcel 73

Eu devia estar alegre e satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa

Ah! Eu devia estar sorrindo e orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa

Eu devia estar contente
Por ter conseguido tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado

Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto: E daí?
Eu tenho uma porção de coisas grandes
Pra conquistar, e eu não posso ficar aí parado

Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Pra ir com a família ao Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos

Ah! Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco praia, carro, jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco

É você olhar no espelho
Se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo, limitado
Que só usa dez por cento de sua
Cabeça animal
E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial
Que está contribuindo com sua parte
Para nosso belo quadro social

Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada cheia de dentes
Esperando a morte chegar

Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador 


Leia a letra com atenção e se ligue na profundidade da insatisfação dele... Não é uma insatisfação qualquer, é uma insatisfação fundamentada, com lógica nos princípios pessoais do tal. Cá entre nós, isso é Raul Seixas, nao é Cine com a tal Garota Radical, portanto, delicie se!

Um comentário:

  1. Raul Seixas é rei! Me amarro nas músicas dele. Pena que hoe em dia as músicas não tem mais o mesmo próposito de décadas atrás!

    ResponderExcluir